A convite de Marielson Carvalho, participei com duas artes para a publicação comemorativa da UNEB sobre do 2 de Julho. Desenvolvi ilustrações sobre personagens importantes mas com pouca visibilidade nos festejos: as BALIZAS ou BALIZADORES, que performam acrobacias a frente das diversas fanfarras que enriquecem o cortejo, e o BATALHÃO QUEBRA FERRO, grupo responsável por tracionar os carros triunfais na ida dos Caboclos no 2 de Julho e na volta da Cabocla, dia 5 de julho. Balizas e Quebra Ferro, duas instituições já consolidadas das celebrações que merecem mais repercussão, reconhecimento, registros e respeito!
Essa publicação especial da EDUNEB foi organizada por Graça Leal, Avanete Souza e Virgínia Barreto, conta com contribuições de historiadores pesquisadores fundamentais da Guerra de Independência do Brasil na Bahia como Sérgio Guerra Filho, Minas Aras e Hendrik Kraay, Nathan Gomes, Zezito Rodrigues, Luis Freire e Chico Cancela. Agradeço ao curador da parte visual da obra, Marielson Carvalho que me chamou e a outros artistas visuais para que a publicação contasse com iconografias poéticas em acréscimo ao material dos textos acadêmicos.
Um honra estar impresso no mesmo códice junto a tantos autores importantes da História e das Artes, colaborando para ampliar a iconografia do nosso Fabuloso #DoisDeJulho. Muito emocionado de ter meus traços impressos no mesmo códice que, Antonio Barreto (@antoniobarretocordel), Prentice de Carvalho (@prenticearts), Yacunã Tuxá (@yacunatuxa), Ezequiel Tuxá (@vitor.tuxa), Ani Ganzala (@ganzalarts), Almaques (@almaques.art), Iyá Boaventura, Artur Soar (@artur.soar), Samuca (@com/samucasantos_ba), Gilucci Augusto (@gilucciaugusto) e vários outros pesquisadores, que enriquecem a memória do 2 de Julho e elevam a importância da Bahia para o entendimento da formação da identidade de Brasil.
Por ocasião do lançamento fui convidado para compor a mesa e falar em nome dos diversos artistas que ilustraram a publicação. Tive a honra de estar ao lado da historiadora Lina Aras, das organizadoras Maria das Graças Leal e Sandra Soares e do curador artístico Marielson Carvalho.