O BMF (Banho de Mar à Fantasia) é projeto de pré-carnaval com cunho social desenvolvido pela Centro Cultural Que Ladeira é Essa?, da Ladeira da Preguiça, centro histórico de Salvador. As primeiras realizações dessa celebração remetem a década de 1930, a folia ocorre uma semana antes do carnaval oficial, impulsionando a cultura e economia da comunidade, reforçando a identidade local e a resistência contra o apagamento social. A celebração se desenrola em marchas desde o Bairro 2 de Julho até a Ladeira de Preguiça e seu ponto alto é o banho de mar a fantasia na Praia da Preguiça.
O mote da campanha desse ano foi o “Carnaval da DiverCidade”, para trazer a questão da aceitação de todo tipo de amor na luta de “Direito à Cidade”, uma pauta dos movimentos sociais do Centro de Salvador, que resistem à gentrificação (especulação imobiliária que expropria propriedades e apaga os hábitos populares). Conceitualmente, derivamos novas frases dentro dos recortes do tema e da marca e chegamos a expressão “Banho da Diversidade, maré cheia de Amor”, resultando na adoção da onda, como uma tsunami de amor invadindo a cidade. O partido gráfico adotou as cores/camadas do arco-íris, o brilho da purpurina, a ondulação do mar, a inclinação dos prédios na ladeira, com fotografias dos foliões e atrações surgindo entre as ondas. Contamos com um acervo fotográfico autêntico, oriundo da cobertura de edições anteriores, onde pudemos usar personagens reais da festa, foliões que se identificaram nas imagens da campanha.
O principal meio de divulgação foi a rede social da associação, com uma base consolidada de seguidores e alta expectativa do público sobre a realização do evento. A peça mais importante de comunicação foi o modelo de cartaz animado das atrações, fizemos 20 ao todo, que tiveram ampla aprovação da produção do evento e das equipes dos artistas. Destacamos o alto engajamento orgânico que o perfil da associação obteve nessa campanha. Dados de uma das peças com mais interação:
Postagem no dia 31/jan:
Dados medidos em 4/fev (4 dias de veiculação);
+3,3k curtidas;
137 comentários;
+3,3k compartilhamentos;
300 saves.
+36k CONTAS ALCANÇADAS
Das pessoas alcançadas, 24% são seguidores e 76% não seguidores, ou seja o algoritmo reconheceu a relevância do conteúdo e o distribuiu para pessoas fora da bolha do perfil.
Para o ambiente foram desenhadas peças de signage com as marcas do realizador, patrocinadores e parceiros, para placemaking do evento foram desenhados os palcos e portais. Além das peças previstas criamos uma novo material visual de sinalização que será incorporado nas próximas comunicações, um mapa das atrações, como o loca da festa é amplo, incluindo a Ladeira da Preguiça, Praia da Preguiça, Av. Lafayete Coutinho (Contorno), Av. Carlos Gomes, Av. Sete, Rua do Sodré, Ladeira da Montanha e Rua Visconde de Mauá. O mapa é um elemento de design notório em festas consagradas, como os cortejos e festas de largo, ou mesmo o carnaval da cidade, servindo de guia para o folião marcar um ponto de encontro, ou planejar sua chegada e saída, reforçando o sentimento de segurança. A segurança é um ponto marcante nessa festa, muito referenciado pelo público, um ambiente com pouquíssimos conflitos entre foliões ou situações de furto e assalto, sobretudo em comparação com o circuitos oficiais de carnaval.
FICHA TÉCNICA: Produtora: Nilma Santos (DusDois Produtora) | Coordenação Executiva: Marcelo Teles (DusDois Produtora) | Diretor de Arte: Daniel Soto (Visualesco Escritório de Design) | Motion designer: Fernando Lopes (Duca Animação e Edição) | Fotos evento: Antonello Venere, Daniel Bagdeve, Cau, Rose Fernandez, Tau Andrade (Oloja Filmes) | Redator e social média: Bárbara Santos (Oloja Filmes) | Coordenador de Produção: Bruno Santos (DusDois Produtora) | Fotos e audios das atrações: original dos artistas representados.
O diretor de arte, em parceria com o redator (a famosa “dupla de criação”), combina habilidades técnicas, conhecimento estético e pensamento estratégico para criar comunicações visualmente atraentes e eficazes que conectem marcas ao seu público. O percurso criativo na direção de arte envolve uma primeira etapa de concepção visual, onde é desenvolvida uma (ou mais) peça piloto, que será apresentada (e defendida) para avaliação da identidade da campanha, definindo o mote, paletas de cores, tipografia, composição e estilo gráfico. Seguido por uma roteirização das peças que precisam ser produzidas, por ordem de distribuição ao público, que é definida com base no planejamento (prazo e orçamento) disponível, e possibilidades de mídias (online e offline) nessa janela, assegurando que os conceitos visuais funcionem adequadamente em diferentes meios e formatos.
A etapa seguinte é a operação de comunicação de fato, direção de produção dos layouts e artes-finais das variadas peças da campanha. A direção de arte dialoga com outros atores na campanha, para mediar a especificação do que tem de ser produzido, captação de material (imagens e textos brutos do cliente), edição desse material para uso nos layouts, bem como se necessário, dirigir fotógrafos, ilustradores e animadores (motion designer e/ou editores) na composição de material complementar, garantindo que o trabalho mantenha coerência e atenda aos objetivos do cliente.